quarta-feira, 9 de março de 2011

O VENCEDOR DO CARNAVAL DE SÃO PAULO

                
             VAI-VAI VENCE O CARNAVAL
                                                 2011
      A escola de samba Vai-Vai conquistou pela 14ª vez o título do carnaval de São Paulo. O resultado foi confirmado na tarde desta terça-feira (8) em apuração realizada no Sambódromo do Anhembi.
       A agremiação do bairro do Bixiga terminou a apuração isolada na liderança com 269,50 pontos e sagrou-se tetradecacampeã do carnaval paulistano, à frente de Acadêmicos do Tucuruvi e Unidos de Vila Maria, ambas com 269.25 pontos. Em quarto lugar ficou a Mancha Verde, com 268,75 pontos, seguida pela Gaviões da Fiel, com 268,50.
       Foram rebaixadas as escolas Nenê de Vila Matilde e Unidos do Peruche. Esta última começou a apuração com cinco pontos a menos como punição por ter estourado o tempo na avenida e desfilado com um carro alegórico a menos do que o mínimo exigido.
      Ao todo, nove quesitos foram avaliados: enredo, evolução, alegoria, fantasia, bateria, samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia e comissão de frente. Cada um deles recebeu nota de cinco jurados.
Diretoria da Vai-Vai ergue a taça de campeã do carnaval 2011 (Foto: Raul Zito/G1)
   ''Maestro chorão precisa de mil lenços''Com o enredo "A Música Venceu!", a Vai-Vai levou à avenida a história de superação do ex-pianista João Carlos Martins, que virou maestro após perder o movimento das mãos.

       Em entrevista por telefone após do anúncio da vitória da Vai-Vai, o homenageado, que está em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, afirmou que o resultado é a maior emoção de sua vida. O maestro contou que não tem palavras para definir o que sentiu ao receber a notícia, mas que se expressaria muito bem se tivesse um piano por perto. “Eu já fui chamado de maestro chorão. Agora, então, preciso de mil lenços”, disse Martins.

       O maestro está em viagem internacional para anunciar a turnê que fará com a Orquestra Bachiana em setembro. Na quarta-feira (9), ele seguirá para Nova York.
Diretor da Vai-Vai comemora o título no Anhembi (Foto: Raul Zito/G1)
        Na noite do desfile, Martins chegou a dizer que achava mais tranquilo estar no Carnegie Hall, casa de concertos conceituada de Nova York, do que no Sambódromo paulistano.
O presidente da Vai-Vai, Darly Silva, conhecido como Neguitão, agradeceu a vitória do carnaval 2011 ao maestro João Carlos Martins. “Agradeço primeiramente ao meu pai Ogun, meu protetor, à toda comunidade e a esse anjo que é o maestro João Carlos Martins.”
         Darly Silva disse ainda que foi um “grande desfile” e afirmou que o carnaval “provou que a Vai-Vai é a escola do povo e maior vencedora do Carnaval, com seu 14º título”.
     Desfile de celebridades     A Vai-Vai foi a penúltima escola a desfilar já no início da manhã de sábado, primeiro dia do carnaval de São Paulo. A apresentação começou às 6h e encerrou às 7h01.
A comissão de frente trouxe uma síntese da vida do maestro João Carlos Martins. Entre os 16 componentes da comissão estavam representados a música, a política, as mulheres e o futebol, uma das paixões de Martins, que torce para a Portuguesa.
       Dois componentes com pernas-de-pau representaram pinturas de Salvador Dalí. O pintor espanhol teria dito ao maestro que ele era o maior intérprete do compositor Johann Sebastian Bach, após assistir a uma de suas apresentações no Carnegie Hall.
       Com mais de 70 metros, o carro abre-alas - na verdade três alegorias acopladas - sofreu uma pequena avaria na lateral durante a entrada no Sambódromo, mas não comprometeu o desfile.
       O primeiro setor da Vai-Vai, dedicado aos deuses da música, trouxe a figura de Apolo como uma das principais alegorias. O segundo carro alegórico trouxe duas esculturas: uma de Sebastian Bach e outra que representou João Carlos Martins na infância.
      Ao lado do mestre de bateria Tadeu e seus 300 ritmistas, o maestro Sergei de Carvalho tocou violino durante o desfile da agremiação. A passista Nani Moreira também desfilou com o instrumento em sua estreia na escola de samba.
A cantora Maria Rita, que desde 2008 era madrinha da ala dos compositores da Vai-Vai, foi coroada madrinha da bateria da agremiação. Já a dançarina Camila Silva foi a rainha de bateria.
        Pingo e Paulinha formaram o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira e desfilaram fantasiados de Orfeu e Eurídice.
       Longe do carnaval desde 2009, a modelo Ana Hickman voltou ao Anhembi como madrinha da escola.
O grupo teen Restart, pela primeira vez na avenida pela Vai-Vai, demonstrou nervosismo ao entrar no Anhembi. Mas os adolescentes não deixaram de levar a marca para a Avenida: o colorido das roupas. O ex-jogador de futebol Cafu também desfilou pela escola.
       Quatorze vezes campeã do Grupo Especial do carnaval de São Paulo, a escola de samba fundada em 1930 ganhou os títulos em 1978, 1981, 1982, 1986, 1987, 1988, 1993, 1996, 1998, 1999, 2000, 2001, 2008 e 2011. No carnaval do ano passado, a Vai-Vai ficou na terceira colocação, atrás da Mocidade Alegre e da campeã Rosas de Ouro.

Você pode gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...