Fotógrafos

 A história da fotografia


Foi através da fotografia que o homem encontrou uma das formas mais perfeitas e práticas para gravar e reproduzir suas manifestações culturais...
Por volta de 1554, Leonardo Da Vinci descobriu o princípio da câmera escura, que é o seguinte: a luz refletida por um objeto projeta fielmente sua imagem no interior de uma câmera escura, se existir apenas um orifício para a entrada dos raios luminosos.

Baseados neste princípio, os artistas simplificam o trabalho de copiar objetos e cenas, utilizando câmeras dos mais diversos formatos e tamanhos. Enfiavam-se dentro da própria câmera e ganhavam a imagem refletida em uma tela ou pergaminho preso na parede oposta ao orifício da caixa.
Não é difícil imaginar os passos seguintes desta evolução: uma lente, colocada no orifício, melhorou o aproveitamento da luz; um espelho foi adaptado para rebater a imagem na tela; mecanismos foram desenvolvidos para facilitar o enquadramento do assunto.
Com esses e outros aperfeiçoamento, a caixa ficou cada vez menor e o artista trabalhava já do lado de fora, tracejando a imagem protegido por um pano escuro.
Etimologia
Photo (do grego, quer dizer luz) – Photos – Foto
Graphy (do grego, significa escrita) – Graphos – Grafia
Photographia – Photo Grafia – Fotografia = Luz Desenhada

Portanto, fotografia é desenhar com a luz ou “escrita da luz”. Fotografia é, como resultado final, uma imagem inalterável, criada pela reflexão da luz.

SUA CLASSIFICAÇÃO EM UMA VISÃO GERAL
A fotografia reproduz o real da forma mais exata possível, pois só consegue “reproduzir” ou “duplicar” uma realidade que lhe é exterior porque opera com conceitos de “reprodução”, “objetividade” e realismo que ela própria cria e perpetua.
Nesse primeiro momento, o uso da fotografia foi controverso, pois, para a maioria, esse processo era uma simples reprodução do real e não um processo criativo ou artístico...
Muitos comemoraram o dia 8 de janeiro como o Dia Nacional do Fotógrafo. Mas há controvérsias... Calendários registram 6, 7, 8 e até 9 de janeiro como dia do fotógrafo, dia da fotografia, dia nacional do fotógrafo e dia nacional da fotografia.
Já no dia 19 de agosto, comemora-se o Dia Mundial da Fotografia. Também há quem afirme que este é o dia do fotógrafo. E há ainda registros de comemorações no dia 15 de agosto. Já o dia do repórter fotográfico é 2 de setembro...



fotógrafa Cig Harvey

CigHarvey2.jpg
Cig Harvey é uma fotógrafa inglesa actualmente a viver nos Estados Unidos. As suas imagens estão patentes em inúmeras colecções espalhadas por todo o mundo e entre os seus clientes encontram-se nomes como Ralph Laurent, Bloomingdales e The Wyndham Hotel Group. Dá aulas de fotografia no "National Theatre for the Handicapped", "The Maine Photographic Workshops" e na "The Masterworks Foundation".

"Parece que há um poder em fotografar tudo o que me cerca e envolve. Os espaços em que eu vivo e trabalho transformam-se em campos de jogos para experiências pessoais passadas e actuais. O meu trabalho é de mim e sobre mim mas ao mesmo tempo composto dos mesmos temas e emoções que definem a condição humana.
A vida é uma negociação do eu e dos conceitos mitológicos do amor, do medo, do sexo, da morte, da segurança e da coragem. Estas narrações do espírito transcendem o tempo e o espaço e são as linhas com que o tapete da vida é tecido."



SEBASTIÃO SALGADO (1944-)
Em 1981, Sebastião Salgado "estoura" no cenário mundial ao ser o único fotógrafo a documentar a tentativa de assassinato do então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, o que lhe dá grande destaque internacional.
Brasileiro, radicado na França, Salgado é reconhecido mundialmente como um dos mestres da fotografia documental contemporânea. Nos anos 80 e 90 publica grandes fotorreportagens de denúncia social, em livros como Sahel: l'Homme en Détresse (1986), Trabalhadores (1993) e Terra (1997).
Quatro anos depois de ter sido publicado no exterior, o livro Trabalhadores, começa a ser vendido no Brasil, na segunda semana de março de 1997.
A obra, que levou sete anos para ser realizada, reúne 350 fotos de trabalhadores de várias partes do mundo em 400 páginas. 

            
               
             

         

       
Fotógrafo Sebastião

Sebastião Ribeiro Salgado (Aimorés, 8 de fevereiro de 1944) é um fotógrafo brasileiro reconhecido mundialmente por seu estilo único de fotografar. Nascido em Minas Gerais, é um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade. Nomeado como representante especial do UNICEF em 3 de abril de 2001, dedicou-se a fazer crônicas sobre a vida das pessoas excluídas, trabalho que resultou na publicação de dez livros e realização de várias exposições, tendo recebido vários prêmios e homenagens na Europa e no continente americano. "Espero que a pessoa que entre nas minhas exposições não seja a mesma ao sair" diz Sebastião Salgado. "Acredito que uma pessoa comum pode ajudar muito, não apenas doando bens materiais, mas participando, sendo parte das trocas de ideias, estando realmente preocupada sobre o que está acontecendo no mundo".

Biografia
Formado em economia pela Universidade de São Paulo, trabalhou na Organização Internacional do Café em 1973, e trocou a economia pela fotografia após viajar para a África levando emprestada a câmera fotográfica de sua mulher, Lélia Wanick Salgado. Seu primeiro livro, Outras Américas, sobre os pobres na América Latina, foi publicado em 1986. Na sequencia, publicou Sahel: O Homem em Pânico (também publicado em 1986), resultado de uma longa colaboração de quinze meses com a ONG Médicos sem Fronteiras cobrindo a seca no Norte da África. Entre 1986 e 1992, ele concentrou-se na documentação do trabalho manual em todo o mundo, publicada e exibida sob o nome Trabalhadores rurais, um feito monumental que confirmou sua reputação como fotodocumentarista de primeira linha. De 1993 a 1999, ele voltou sua atenção para o fenômeno global de desalojamento em massa de pessoas, que resultou em Êxodos e Retratos de Crianças do Êxodo, publicados em 2000 e aclamados internacionalmente.
Na introdução de Êxodos, escreveu: "Mais do que nunca, sinto que a raça humana é somente uma. Há diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas os sentimentos e reações das pessoas são semelhantes. Pessoas fogem das guerras para escapar da morte, migram para melhorar sua sorte, constroem novas vidas em terras estrangeiras, adaptam-se a situações extremas…" Trabalhando inteiramente com fotos em preto e branco, o respeito de Sebastião Salgado pelo seu objeto de trabalho e sua determinação em mostrar o significado mais amplo do que está acontecendo com essas pessoas criou um conjunto de imagens que testemunham a dignidade fundamental de toda a humanidade ao mesmo tempo que protestam contra a violação dessa dignidade por meio da guerra, pobreza e outras injustiças.
Ao longo dos anos, Sebastião Salgado tem contribuído generosamente com organizações humanitárias incluindo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, (ACNUR), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ONG Médicos sem Fronteiras e a Anistia Internacional.Com sua mulher, Lélia Wanick Salgado, apoia atualmente um projeto de reflorestamento e revitalização comunitária em Minas Gerais. Em setembro de 2000, com o apoio das Nações Unidas e do UNICEF, Sebastião Salgado montou uma exposição no Escritório das Nações Unidas em Nova Iorque, com 90 retratos de crianças desalojadas extraídos de sua obra Retratos de Crianças do Êxodo. Essas impressionantes fotografias prestam solene testemunho a 30 milhões de pessoas em todo o mundo, a maioria delas crianças e mulheres sem residência fixa. Em outras colaborações com o UNICEF, Sebastião Salgado doou os direitos de reprodução de várias fotografias suas para o Movimento Global pela Criança e para ilustrar um livro da moçambicana Graça Machel, atualizando um relatório dela de 1996, como Representante Especial das Nações Unidas sobre o Impacto dos Conflitos Armados sobre as Crianças. Atualmente, em um projeto conjunto do UNICEF e da OMS, ele está documentando uma campanha mundial para a erradicação da poliomielite.
Sebastião Salgado foi internacionalmente reconhecido e recebeu praticamente todos os principais prêmios de fotografia do mundo como reconhecimento por seu trabalho. Fundou em 1994 a sua própria agência de notícias, "As Imagens da Amazônia" , que representa o fotógrafo e seu trabalho. Salgado e sua esposa Lélia Wanick Salgado vivem atualmente em Paris, autora do projeto gráfico da maioria de seus livros. O casal tem dois filhos.

Prêmios

Prêmio Príncipe de Asturias das Artes, 1998.


Prêmio Eugene Smith de Fotografia Humanitária.

Prêmio World Press Photo.

The Maine Photographic Workshop ao melhor livro foto-documental.

Eleito membro honorário da Academia Americana de Artes e Ciência' nos Estados Unidos.

Prêmio pela publicação do livro Trabalhadores.

Medalha da Inconfidência.

Medalha de prata Art Directors Oub nos Estados Unidos.

Prêmio Overseas Press Oub  oí America.

Alfred Eisenstaedt Award pela Magazine Photography.

Prêmio Unesco categoria cultural no Brasil.


  • Trabalhadores (1996) ISBN 8571645884
  • Terra (1997) ISBN 8420428744
  • Serra Pelada (1999) ISBN 2097542700
  • Outras Américas (1999) ISBN 8571649030
  • Retratos de Crianças do Êxodo (2000) ISBN 8571649359
  • Exodos (2000) ISBN 8571649340
  • O Fim do Pólio (2003) ISBN 8535903690
  • Um Incerto Estado de Graça (2004) ISBN 9722109839
  • O Berço da Desigualdade (2005) ISBN 8576520389
  • África (2007) ISBN 3822856223.
         

,
Obras
  • 19/08 – Dia Internacional da Fotografia



  • dia mundial do fotógrafo –



  • dia nacional da fotografia – 15/08?



  • dia nacional do fotógrafo – 08/01




  • Controvérsias à parte, é certo que o Dia Internacional da Fotografia é comemorado nesta data porque no dia 19/08/1839 que a fotografia foi anunciada ao mundo oficialmente. Sua invenção, batizada de Daguerreótipo, foi apresentada neste dia (todo processo de funcionamento) na Academia de Ciências da França, em Paris, consagrando o Daguerreótipo (avô das câmeras fotográficas), processo desenvolvido pelo francês Louis M. Daguérre.
    Possivelmente, as datas em janeiro referem-se à chegada do Daguerreótipo no Brasil, fato que aconteceu no primeiro mês do ano de 1840, exatamente no dia 16 (1º daquerreótipo tirado no Brasil e na América do Sul).
    A literatura especializada dá conta de que foi o abade Louis Compte que trouxe a novidade de Paris para o Rio de Janeiro, e apresentou o daguerreótipo ao imperador D. Pedro II (oficialmente, o Imperador foi o primeiro fotógrafo brasileiro).
    Porém, segundo o historiador Bóris Kossoy, houve uma descoberta isolada da fotografia no Brasil, pelo pesquisador Hércules Florence, seis anos antes do anúncio oficial do feito de Daguerre...
    Sem conhecimento das pesquisas na Europa, Florence descobriu a fotografia e foi a primeira pessoa a usar o termo, em 15 de agosto de 1832, em Campinas – no interior do Estado de São Paulo.
    Portanto, as datas no mês de agosto estão resolvidas... Faltam as datas do mês de janeiro serem explicadas... Talvez, a Confederação Brasileira de Fotografia (www.confoto.art.br), fundada em 01/07/1961, possa fazer isso em seu site....
    • Ano de 1830 – Josef Petzval criou uma nova lente dupla abertura F 3.6 (30 vezes mais rápida que a anterior).
    • 1832/1833 – Hércules Florence descobre isoladamente a fotografia na Brasil, na vila de São Carlos, atual cidade de Campinas (SP).

  • 1835 – Louis Jacques Mandé Daguerre, firmou-se como único inventor da fotografia prática, através de seu Daguerreótipo – chapa de cobre revestida com prata, banhada com iodeto de prata. Na presença de vapor de mercúrio surge a imagem, gerando um único positivo (era o “polaroid” da época).



  • 1840 – Willian H. Fhox Talbot, descobre o processo negativo/positivo usando como filme folhas de papel sensibilizado (preparado para reagir à luz) que depois foi substituído por vidro. Os negativos de vidro foram usados até os anos 50.



  • 1871 – Richard Leach Maddox, primeira chapa usando gelatina para manter o brometo de prata no lugar.



  • 1877 – George Eastman, popularizou a fotografia com a criação do filme flexível (em rolo), que tinha o nome de “American Film” e vinha com 100 poses.



  • 1925 – Lançamento da câmera 35 mm (Leica)...



  • Os foto clubes:
    • 1853 – Primeiro foto clube do mundo o Royal Photografic, Londres – Inglaterra.
    • 1918 – Primeiro foto clube brasileiro, Photo Club Helios, Porto Alegre (RS).
    • 1923 – Photo Club Brasileiro, Rio de Janeiro (RJ).
    • No dia 28 de abril de 1939 foi fundado nas dependências do edifício Martinelli, em São Paulo, o Foto Clube Bandeirante.
  • 1942 – Primeiro Salão Nacional de Fotografia, promovido pela prefeitura de São Paulo e organizado pelo Foto Clube Bandeirante.



  • 1945 – Mudança do nome do clube para Foto Cine Clube Bandeirante por seus trabalhos na área cinematográfica.



  • 1950 – Declaração de utilidade pública estadual.




  • Houve uma divisão entre os defensores do uso da fotografia como criação artística e os que a acusavam de servir de instrumento auxiliar para as artes.
    Os primeiros fotógrafos, em sua maioria pintores, desenhistas e gravadores que queriam ampliar suas atividades e aumentar sua produção, optavam por utilizar somente essa técnica na elaboração dos retratos, principal estilo consumido por uma população ávida por se ver eternizada.
    Diversos estúdios foram abertos nas grandes capitais, e as cidades menores eram visitadas pelos fotógrafos itinerantes. Por Ter um manuseio complicado, a fotografia não era então praticada por amadores, sendo portanto restrita aos profissionais.
    Ideia errônea, difundida nos anos 40 e 50, do século XX, por André Bazin, de que a fotografia não pertence ao domínio da cultura, mas ao das ciências naturais, porque é a própria “realidade” que se imprime a si mesma na película. Hoje, não suporta sequer a mais elementar das verificações!
    Com a simulação de imagens fotográficas por computador e com a possibilidade de manipular infinitamente os dados registrados na película por processos digitais, estamos assistindo a uma demolição definitiva e possivelmente irreversível do mito da objetividade fotográfica, sobre o qual se fundaram as teorias ingênuas da fotografia como signo da verdade ou como reprodução do real...


    DIA DO FOTÓGRAFO?!

    Você pode gostar também de:

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...