Calça Jeans Pega calcinha: A nova
moda do Reino Unido
A nova moda do Reino Unido atualmente é a calça jeans, cujo a calcinha é como um acessório completando a calça.
A nova moda esta conquistando o Reino Unido, sendo que para as européias, o jeans esta sendo uma peça de roupa natural.
Na década de 80 as pessoas usavam calças acima da cintura, compare, agora é bem abaixo.
Moda Japão
A moda japonesa ganha cada vez mais espaço na hora das compras e a preferência dos brasileiros, que se identificam e aderem ao modo japonês de se vestir. O estilo japonês que faz mais sucesso é o “decora”, que vem da decoração de árvore de natal, as pessoas se vestem sem combinar e colocam todos os acessórios que desejam de uma só vez, simplesmente usam o que gostam e saem felizes.
Essa revolução na moda japonesa surpreendeu muitos estilistas em todo o mundo, que na época estavam acostumados a encontrarem no guarda roupa dos japoneses apenas um tipo de roupa: o quimono. Essa peça, além de dar um estilo próprio para a nação, dava aos mesmos um espírito de coletivo e contribuía para a formação de uma identidade nacional. Mas, o advento da tecnologia neste país, também refletiu na maneira das pessoas se vestirem, que a partir daí começaram a preferir uma moda alinhada com a modernidade, tecnologia e experimentalismo.
O que no começo foi um espanto nas ruas do Brasil, hoje já é considerado uma forma de expressar a sua juventude, como uma espécie de movimento alternativo e uma válvula de escape da sociedade regrada e cheia de imposições. Extremamente aberto a novidades, os japoneses aceitam e aderem as mudanças na moda com facilidade, a intenção é ser diferente, ser visto e notado por todos.
Um dos maiores símbolos da moda japonesa, as lolitas, mostram a feminilidade e a delicadeza das mulheres japonesas, que passam a idéia de boneca através de um estilo meio rococó. A maquiagem e as roupas são bem escolhidas e quando usadas, parecem se encaixar perfeitamente com a personalidade de quem as veste.
Calça Jeans Pega calcinha: A nova
moda do Reino Unido
A nova moda do Reino Unido atualmente é a calça jeans, cujo a calcinha é como um acessório completando a calça.
A nova moda esta conquistando o Reino Unido, sendo que para as européias, o jeans esta sendo uma peça de roupa natural.
Na década de 80 as pessoas usavam calças acima da cintura, compare, agora é bem abaixo.
A
A falta de medo ou vergonha em misturar cores, acessórios, estilos clássicos e extravagantes em um só figurino faz da moda japonesa um grande sucesso entre aqueles que gostam de inovar.
Moda do Japão – Estilo de roupa das japonesas
Estônia
O país é o terceiro no mundo a organizar uma Fashion Week só para moda masculina
A primeira semana de moda masculina de Singapura
acabou nesse final de semana (3), após seis dias de desfile. O país é o terceiro no mundo a organizar uma fashion week exclusivamente para o público masculino, e está superbem acompanhado junto com Paris e Milão.
Na estreia, o evento contou com 15 marcas de Singapura e região, além de desfiles especiais com Boss Black by Hugo Boss, Canali, Dress Camp, Emmanuel, G.I.L. Homme, Raoul e Shanghai Tang.a.testoniDress CampAlexander McQueenEmmanuelHugo BossIssueJail JeansJail JeansJail JeansJBBJBBLoricoRaoulSongzio
Fotos: Getty Images
Por Mayara Saito Geraldini
Campanha de moda na Estônia
Na Estônia tem gente pensando em revolucão. A estilista Reet Aus está no comando do projeto "Trash to Trend" que tem o objetivo nada fácil de mudar a mentalidade das pessoas na indústria da moda. Para explicar todos os pontos da sua campanha ela resolveu estrelar o documentário "Out of Fashion", com estréia prevista para 2012.
Na linha da Reet Aus, há iniciativas bem interessantes de estilistas que reaproveitam restos de tecidos ou roupas usadas para criar novas coleções. Aqui no blog já falei da by mutation (Brasil/França), da In.Use (Brasil/ Uruguai) e da Andrea Crews (França).
Outra experiência que vale a pena citar é a da E2. Os estilistas Michèle Meunier e Olivier Chatenet, ainda nos anos 80, resolveram fazer uma coleção a partir de peças vintages. Eles ensaiaram a entrada no mercado em 1987 quando lançaram a primeira coleção. Na ocasião a marca chamava Mariot Chanet, mas com a recessão que seguiu nos anos 90 na França não vingou. Em 1999 eles voltam com a E2, já batendo na tecla da "peça única". Por esse pensamento revolucionário, ainda que mais voltado para a exclusividade e do que para o meio ambiente, lhes rendeu um lugar no hall de estilistas que estão em cartaz naquela exposição no Museu de Artes Decorativas em Paris.
... E a gigante do fast-fashion H&M anunciou que vai lançar uma nova linha eco. As vendas começam em abril.
***
A Cecilia Dean disse que a moda trabalhar a favor do meio ambiente é o único caminho para a moda no futuro. As marcas tem que mudar. Claro. E nós consumidores temos que fazer a nossa parte também.
Somos todos vítimas do famoso "fetiche da mercadoria"*. O prazer que o ato da compra nos proporciona faz com que a gente esqueça das suas consequências. Não lembramos, por exemplo, que em menos de um ano aquela peça comprada por impulso, fabricada em tecido sintético de má qualidade estará desgastada e fora de moda. Não vamos mais querê-la. Ela será rejeitada pelos brechós. Não vai servir para pano de chão e amargará em algum lixão do mundo, dispensada até pelos urubus.
***
Enquanto o filme da Estônia não estréia... Duas sugestões de documentários para por o dedo na ferida do consumo:
"A Corporação"
o Google disponibiliza na íntegra.
"Surplus"
A primeira semana de moda masculina de Singapura
acabou nesse final de semana (3), após seis dias de desfile. O país é o terceiro no mundo a organizar uma fashion week exclusivamente para o público masculino, e está superbem acompanhado junto com Paris e Milão.
acabou nesse final de semana (3), após seis dias de desfile. O país é o terceiro no mundo a organizar uma fashion week exclusivamente para o público masculino, e está superbem acompanhado junto com Paris e Milão.
Na estreia, o evento contou com 15 marcas de Singapura e região, além de desfiles especiais com Boss Black by Hugo Boss, Canali, Dress Camp, Emmanuel, G.I.L. Homme, Raoul e Shanghai Tang.
a.testoni
Dress Camp
Alexander McQueen
Emmanuel
Hugo Boss
Issue
Jail Jeans
Jail Jeans
Jail Jeans
JBB
JBB
Lorico
Raoul
Songzio
Fotos: Getty Images
Por Mayara Saito Geraldini
Cingapura de langerie
A Triumph apresentou sua nova coleção de lingeries no desfile chamado Sense and Sensuality Show, durante a semana de moda de Cingapura, nesta quarta-feira.
As rendas e véus acompanham as lingeries em diversos modelos. A marca priorizou peças luxuosas e mostrou muito brilho e sensualidade na passarela.
Um exemplo das novidades da Triumph é o Celebrity Bra, um sutiã avaliado em US$ 40 mil.
Os tons pastéis são predominantes na coleção, mas também há espaço para o clássico preto e o verde escuro.
Moda Portuguesa
Nuno Baltazar apresentou uma colecção inspirada na personagem da marquesa Jacóme Correia. Os vestidos, o forte deste criador, sobretudo os compridos são desarmantes. O da primeira foto com o folho a fazer de manga com decote assimétrico é digno dos Óscares. O segundo, também trajado pela modelo Flor é de um dramatismo impactante. Este é um decote inteligente, mostra a linha de ombros e é cavado, mas não vulgar. O trench coat amarelo, com a gola gigante está muito bem conseguido. O único senão desta colecção é o uso dos roxos e amarelos, do qual os nosso olhos se começam a cansar.
Os criadores portugueses apresentaram casacos compridos com a linha de cintura pouco marcada. Ainda que a tendência retro possa ser divertida, ainda mais quando exacerbada pelo uso de cores fortes (um alívio para as peles brancas) há que ter um certo cuidado com as combinações que se fazem. As propostas são de Storytailors, Fátima Lopes, Felipe Oliveira Baptista, Sónia Pratas e Concreto.
Território neutro
Classificação:
Lara Torres, Ricardo Preto e White Tent (nas fotos) apresentaram colecções de uma elegância clássica. As cores são na sua maioria neutras: beges, castanhos, cinzas e azuis. A combinação saia casaco, os vestidos cintados, os fatos são o ponto de partida para colecções que fazem brilhar os detalhes como o brilho dos tecidos, um corte assimétrico discreto, um fecho inusitado ou um acessório que personalize uma roupa mais neutra.
Fátima Lopes, Luís Buchinho e Felipe Oliveira Baptista mostraram nos últimos dias as suas colecções para o próximo Outono/Inverno ?na Semana de Prêt-à-Porter, de Paris, com o apoio da Portugal Fashion.
Proposta de Fátima Lopes (Foto: João Henriques)
Proposta de Luís BuchinhoFoto: João Henriques
Proposta de Felipe Oliveira Baptista Foto: João Henriques
Vestidinhos pretos Classificação:
De vestidinho preto nunca me comprometo, assim o pareceram decidir Ana Salazar e Aleksandar Protic, com vestidos sofisticados para o próximo Outono/ Inverno. Ana Salazar propôs vestidos que diz serem inspirados nas obras do arquitecto Frank Gehry, em materiais usou lã encanastrada e plastificada .Os comprimentos rondam a altura do joelho, a parte superior dos vestidos é a que se destaca sendo os decotes ora assimétricos ora de uma simetria desconcertante. As cinturas estão sempre muito bem marcadas e há pouco volume.
Aleksandar Protic também fez dos vestidos pretos a peça estrela da sua colecção (fotos de cima).As silhuetas são curtas e os ombros muito estruturados a relembrar a década de 80 e também a apelar à tendência militar. As mulheres parecem penduradas em cabides, muito seguras de si mesmas
Saias volumosas
FOTOS: LISA SOARES
As tendências por vezes podem ser devastadoras, mas há que saber usá-las com inteligência. No próximo Outono/Inverno os estilistas propões saias volumosas e curtas. Estas peças podem ser arrasadoras para mulheres baixas, de pernas curtas e gordas, ou com a anca larga. Para estilizar a figura é também necessário utilizar uma parte superior justa, como propuseram a maioria dos estilistas. As propostas são de Anabela Baldaque, Andreia Lobato, Storytailors e Celsus.
"Getting ready for the ball"
José António Tenente abriu ontem mais uma edição da Moda Lisboa. A inspiração da colecção intitulada "Getting ready for the ball" veio dos quadros de Paula Rego. Os cortes pertencem ao imaginário romântico: as mangas de balão, os folhos, as cinturas muito marcadas, as saias amplas. As cores escuras, em tons petróleo e os brocados levam-nos a um universo bucólico. A colecção está revestida de uma espécie de formúla mágica, há sensualidade mas ela é sugerida, não é fácil ou vulgar. Ter arte suficiente para usar rendas e transparências sem que sejam gratuitas ou fazer vestidos de princesa sem que venham com o rótulo de Kitsch americano agregado é algo de muito especial, apenas ao alcance de alguns. Alegremo-nos de ter um criador que permita às mulheres portuguesas ter um "je ne sais quoi" e não vários metros de pele a descoberto.
Dualidades e degradés
Alexandra Moura (em cima) apresentou na Moda Lisboa modelos caracterizados como uma espécie de deuses das colheitas, os tons são em degradés de auzis e verdes em vestidos e modelos muito usáveis. Miguel Vieira (em baixo) apresentou os valores seguros da sua marca como a dualidade branco e negro; os fatos justos para eles e os vestidos curtos para elas como uma inspiração que desta feita diz ser de Oriente.
Os decotes deles
Depois de anos enfiados em decotes redondos,as camisolas e os casacos com decotes em V parecem ter ganho lugar na moda masculina, não só na passarela como também na rua e nas montras das lojas. O corpo fica visivelmente mais estilizado, dando um porte mais bonito e o efeito visual de um pescoço mais alto. O maior problema destes decotes são os pêlos no peito ou a ausência deles. O excesso de pêlo pode ser tão mau como o peito rapado que tão em voga parece estar. As propostas são de Júlio Torcato
Estoril atingido pela febre
Classificação:
Quase todas as capitais de moda europeias parecem ter sido atingidas por esta febre do branco e negro. Portugal não foi excepção e durante a ModaLisboa Estoril os vários craidores portugueses decidiram enveredar ou pelo preto ou branco total, ou por coordenados com os dois combinados. Exemplo disso são Katty Xiomara, Pedro Pedro, Luís Buchinho, Lidjia Kolovrat ou José António Tenente.
Um estilo mais escuro
Classificação:
Dino Alves disse ter-se inspirado nas domésticas da zona centro, de onde é originário, para apresentar uma magnífica colecção de peças com trabalho de patchwork. Alegadamente fazem lembrar as batas e várias peças de roupa sobrepostas que gostam de usar. As luvas servem como um interessante elemento acessório em vestidos de mangas 3/4 ou sem manga. Para homens, as calças de diferentes quadriculados são uma excelente aposta.
Classificação:
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Cabelos e maquilhagens "made in Portugal"
Classificação:
Segundo as propostas apresentadas este fim-de-semana no Portugal Fashion, no próximo Outono/Inverno os cabelos usam-se apanhados. Com entrançados, de risca ao lado, ou penteados para trás, com mais ou menos acessórios, não deixe os seus cabelos ao sabor das intempéries. A pele apresenta-se imaculada e com blush, ou em tons de pêssego ou rosas. A boca em rosas claro, ou tons nacarados. Os olhos voltam a ser os protagnistas da expressão, normalmente com o recurso a eyeliner negro. As propostas são de (de cima para baixo e da esquerda para a direita) Carlos Gil, Sónia Pratas, Tany Calapez, Narke by Storytailors, Fátima Lopes e Rita Bonaparte.
Dia-a-Dia
Lidja Kolovrat apresentou uma colecção de acessórios que iriam na perfeição com as propostas de roupa apresentadas por A Forest Design. As roupas são altamante confortáveis e de um caractér marcadamente urbano e desportivo, bem como os acessórios da primeira.
Por fim...
Classificação:
A dupla de figurinistas de histórias de encantar Storytailors entrou no primeiro episódio da série "Rebelde Way". Ainda não estamos no caminho certo, onde uma quadrilha como a de "Sexo e a Cidade", louca por roupas de estilistas portugueses pudesse triunfar, mas já estamos mais perto do bom caminho. Pode ser que algum guionista decida unir-se a um produtor visionário e proponha que os estilistas portugueses mostrem a sua roupa através de personagens verosímeis. Nuno Baltazar desfila vestidos seus todas as semanas em Catarina Furtado. Está na altura dos criadores escolherem boas montras!
tendência de paris
Sapato com glittler é tendência do inverno 2011 em Paris
A moda se iniciou nas passarelas e logo foi para a rua em vários modelos de sapato: escarpin, ankle boots, sapatilhas e oxfords.Essa moda pode até chegar no brasil no mês de Abril.O sapato que eu mais gostei desses quatro, foi o salto alto.
MODA PARIS 2011
MODA PARIS 2011
Couros
Para além dos habituais acessórios e jaquetas de couro, na Primavera Verão 2010 2011, o que veremos provavelmente nas vitrines no próximo verão (2011) serão vestidos de couro, tops e até mesmo macacões. As cores serão tons de caramelo, marrom e preto. O couro pode conferir também um apelo sensual ao look, opção esta, muito utilizada por alguns designers.
Lingerie Christian Dior, Nina Ricci e Jean Paul Gautier exploraram a sensualidade seguinte a tendência “Lingerie para Outwear”. Na primavera verão 2010 2011 os looks virão inspirados na lingerie com rendas, corsets, cetins, bojos, dentre outros artifícios que revelam uma sensualidade bem evidente. |
Camila Cemin Rolon
Equipe de Redação Portais da Moda Departamento de Moda