O lançamento da coleção outono-inverno de 31 grifes brasileiras compõe a 30ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), que aconteceu entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. Neste ano, porém, a quinta semana mais agitada da moda internacional tem uma justificativa maior para chamar a atenção: seu aniversário de 15 anos. Desde 1996, além de posicionar o Brasil no cenário internacional da moda e movimentar o turismo em mais de R$ 1,5 bilhão a cada edição, o SPFW tornou-se um pólo de investimento das marcas que buscam, por meio de patrocínios e ativações, aproximar-se de atributos comumente vinculados à moda, como contemporaneidade, estilo, arte e modernidade.
Para coroar o aniversário do SPFW, um documentário com lançamento previsto para o segundo semestre de 2011 será realizado em conjunto com as produtoras Conspiração, Protótipo Filmes e Spray Filmes. O filme vai abordar desde a idealização do evento até os impactos socioeconômicos gerados no país a partir de sua trajetória.
Mas não foi de maneira rápida que se chegou ao atual status de reconhecimento do evento. O idealizador da SPFW e diretor da Luminosidade, empresa responsável pela organização da semana de moda paulistana e também do Fashion Rio, Paulo Borges, representa um pioneiro da consolidação da moda no país. O empresário sempre esteve envolvido no traçado de um caminho independente para a moda nacional. Na década de 90, o mercado da moda girava em torno das referências europeias e os estilistas locais seguiam as tendências da indústria têxtil internacional.
Porém, com a abertura econômica, paulatinamente o cenário transformou-se. Em 1994, foi lançado o Phytoervas Fashion, o primeiro evento de desfiles de moda no país, patrocinado pela empresa de cosméticos homônima e sob a gestão da empresária Cristiana Arcangeli e, também, de Borges. O evento lançou grandes nomes da moda brasileira, como Ronaldo Fraga e Alexandre Herchcovich e jogou luz à importância da produção de moda no país. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal MTV Brasil. Foi ainda criado o Phytoervas Fashion Awards, que premiava os nomes mais importantes em diversas categorias da moda, como modelo(a), estilista, coleção, produtor(a), dentre outras.
Vinheta de 1995 do Phytoervas Fashion
Marcas e a moda.
desde primeiro patrocínio da Phytoervas, a presença das marcas no SPFW é fundamental. Além dos patrocinadores másters de cada ano, diversas outras marcas são apoiadoras e fazem suas ativações no evento. Nesta edição comemorativa do SPFW, as marcas que mais investem são Oi, O Boticário, Grendene (com as marcas Melissa e Ipanema) e C&A. Outras marcas, como Unilever e Banco do Brasil, já tiveram suas participações em edições anteriores.
O ponto comum entre as marcas em investirem na SPFW é a contribuição para a moda brasileira, o que reforça suas atitudes de entretenimento e comportamento e as tornam relevantes no mercado.
A Oi, atuante desde 2008 no SPFW, faz uma abordagem com foco em sustentabilidade e arte nesta edição. O Espaço Oi, lounge com jardins hidropônicos com mais de 2 mil mudas de plantas, é uma das ações. Inclusive, iniciativas sustentáveis são abordagens da própria decoração e estrutura desta edição do SPFW, com a ideia de Borges de levar o Parque do Ibirapuera para dentro da Bienal, com um jardim suspenso de mais de 1,5 mil samabaias, além de paredes feitas de papelão reciclado e lixeiras para coleta seletiva instaladas por todo o ambiente.
Outra ativação é a Oi Performance, na qual um grupo de artistas teve tarefa de criar ambientes inspirados em músicas de playlists transmitidas pela rádio Oi FM. “O Oi Performance é mais uma demonstração da integração entre conceitos que exploramos em nossas ações, sintonizados com os nossos pilares de investimento em marketing. Acreditamos que nas semanas de moda, não se respira só moda, mas também, design, arte, música e sustentabilidade, que têm sido os valores mais essenciais para a Oi”, afirma Flávia da Justa, diretora de Comunicação de Mercado da empresa.
A operadora de celular também montou um cybercafé com wi-fi para os presentes no evento, através da oferta de sua tecnologia. E toda a cobertura do evento será feita pelo portal Oi Moda, que completou um ano em 2011.
Além do SPFW, a Oi também patrocina o Fashion Rio, o Minas Trend Preview e o Oi Fashion Rocks. De acordo com a empresa, o objetivo de todas essas ações é “reforçar o conceito inovador que promove a moda com liberdade, simplicidade e ousadia”.
Já O Boticário fez sua estreia no evento nesta edição por meio da linha de maquiagem Make B. O lounge da marca, de 580 m², foi idealizado pelo arquiteto e designer Marcelo Rosenbaum. Além de uma área para descanso e telão com transmissão ao vivo dos desfiles, a marca promoveu dez ilhas de maquiagem que estão à disposição do público. No sábado (30), uma exposição de fotos comemorou o lançamento do livro “O Boticário Maquiagem”, de Fernando Torquatto, maquiador e consultor da marca há quatro anos.
Estrutura do Boticário na 30ª edição do SPFW
“A presença do Boticário na SPFW reforça a nossa preocupação em ter uma linha de maquiagem alinhada com as tendências e movimentos do mundo da moda”, explica a diretora de Marketing e Vendas da marca, Andrea Mota.
A C&A, maior rede varejista de roupas do Brasil, esteve presente no SPFW com lounge inspirado na estilista Stella McCartney, responsável por assinar uma coleção exclusiva para a loja. Além disso, a blogueira e produtora musical Julia Petit fará a cobertura do evento graças a uma parceria com o site Petiscos.
A Grendene, por meio da marca Melissa, montou um lounge intitulado Time Code, em referência à nova coleção de sandálias da marca. Com a ideia de que o tempo passa cada vez mais rápido, o espaço relembra um caleidoscópio com os pares expostos. Brindes e sorteios compuseram as atividades do lounge.
O SPFW oferece um espaço para que as marcas se tornem relevantes no imaginário do público quando as palavras moda, entretenimento e comportamento são acionadas. Atuar com consistência é fundamental, para que a moda seja um valor de posicionamento de marca, e não somente uma oportunidade pontual de ação e ganho de visibilidade desconectado da estratégia.
A C&A, maior rede varejista de roupas do Brasil, esteve presente no SPFW com lounge inspirado na estilista Stella McCartney, responsável por assinar uma coleção exclusiva para a loja. Além disso, a blogueira e produtora musical Julia Petit fará a cobertura do evento graças a uma parceria com o site Petiscos.
A Grendene, por meio da marca Melissa, montou um lounge intitulado Time Code, em referência à nova coleção de sandálias da marca. Com a ideia de que o tempo passa cada vez mais rápido, o espaço relembra um caleidoscópio com os pares expostos. Brindes e sorteios compuseram as atividades do lounge.
O SPFW oferece um espaço para que as marcas se tornem relevantes no imaginário do público quando as palavras moda, entretenimento e comportamento são acionadas. Atuar com consistência é fundamental, para que a moda seja um valor de posicionamento de marca, e não somente uma oportunidade pontual de ação e ganho de visibilidade desconectado da estratégia.