quinta-feira, 31 de março de 2011

moda portuguesa

                                            Moda Portuguesa
                                                     
                                                     




           
Nuno Baltazar apresentou uma colecção inspirada na personagem da marquesa Jacóme Correia. Os vestidos, o forte deste criador, sobretudo os compridos são  desarmantes. O da primeira foto com o folho a fazer de manga com decote assimétrico é digno dos Óscares. O segundo, também trajado pela modelo Flor é de um dramatismo impactante. Este é um decote inteligente, mostra a linha de ombros e é cavado, mas não vulgar. O trench coat amarelo, com a gola gigante está muito bem conseguido. O único senão desta colecção é o uso dos roxos e amarelos, do qual os nosso olhos se começam a cansar.




                                        
  





Os criadores portugueses apresentaram casacos compridos com a linha de cintura pouco marcada. Ainda que a tendência retro possa ser divertida, ainda mais quando exacerbada pelo uso de cores fortes (um alívio para as peles brancas) há que ter um certo cuidado com as combinações que se fazem. As propostas são de Storytailors, Fátima Lopes, Felipe Oliveira Baptista, Sónia Pratas e Concreto.    


Território neutro
Classificação:



          
Lara Torres, Ricardo Preto e White Tent (nas fotos) apresentaram colecções de uma elegância clássica. As cores são na sua maioria neutras: beges, castanhos, cinzas  e azuis. A combinação saia casaco, os vestidos cintados, os fatos são o ponto de partida para colecções que fazem brilhar os detalhes como o brilho dos tecidos, um corte assimétrico discreto, um fecho inusitado ou um acessório que personalize uma roupa mais neutra.



Fátima Lopes, Luís Buchinho e Felipe Oliveira Baptista mostraram nos últimos dias as suas colecções para o próximo Outono/Inverno ?na Semana de Prêt-à-Porter, de Paris, com o apoio da Portugal Fashion.
Proposta de Fátima Lopes 
Proposta de Fátima Lopes (Foto: João Henriques)


Proposta de Fátima Lopes 
Proposta de Luís BuchinhoFoto: João Henriques

Proposta de Fátima Lopes 
Proposta de Felipe Oliveira Baptista Foto: João Henriques


Vestidinhos pretos
Classificação:

           
De vestidinho preto nunca me comprometo, assim o pareceram decidir Ana Salazar e Aleksandar Protic, com vestidos sofisticados para o próximo Outono/ Inverno. Ana Salazar propôs vestidos que diz serem inspirados nas obras do arquitecto Frank Gehry, em materiais usou lã encanastrada e plastificada .Os comprimentos rondam a altura do joelho, a parte superior dos vestidos é a que se destaca sendo os decotes ora assimétricos ora de uma simetria desconcertante. As cinturas estão sempre muito bem marcadas e há pouco volume.
               
Aleksandar Protic também fez dos vestidos pretos a peça estrela da sua colecção (fotos de cima).As silhuetas são curtas e os ombros muito estruturados a relembrar a década de 80 e também a apelar à tendência militar. As mulheres parecem penduradas em cabides, muito seguras de si mesmas


Saias volumosas 


 FOTOS: LISA SOARES  
As tendências por vezes podem ser devastadoras, mas há que saber usá-las com inteligência. No próximo Outono/Inverno os estilistas propões saias volumosas e curtas. Estas peças podem ser arrasadoras para mulheres baixas, de pernas curtas e gordas, ou com a anca larga. Para estilizar a figura é também necessário utilizar uma parte superior justa, como propuseram a maioria dos estilistas. As propostas são de Anabela Baldaque, Andreia Lobato, Storytailors e Celsus.


"Getting ready for the ball"

José António Tenente abriu ontem mais uma edição da Moda Lisboa. A inspiração da colecção intitulada "Getting ready for the ball" veio dos quadros de Paula Rego. Os cortes pertencem ao imaginário romântico: as mangas de balão, os folhos, as cinturas muito marcadas, as saias amplas. As cores escuras, em tons petróleo e os brocados levam-nos a um universo bucólico. A colecção está revestida de uma espécie de formúla mágica, há sensualidade mas ela é sugerida, não é fácil ou vulgar. Ter arte suficiente para usar rendas e transparências sem que sejam gratuitas ou fazer vestidos de princesa sem que venham com o rótulo de Kitsch americano agregado é algo de muito especial, apenas ao alcance de alguns. Alegremo-nos de ter um criador que permita às mulheres portuguesas ter um "je ne sais quoi" e não vários metros de pele a descoberto.  
           
            



Dualidades e degradés

           
Alexandra Moura (em cima) apresentou na Moda Lisboa modelos caracterizados como uma espécie de deuses das colheitas, os tons são em degradés de auzis e verdes em vestidos e modelos muito usáveis. Miguel Vieira (em baixo) apresentou os valores seguros da sua marca como a dualidade branco e negro; os fatos justos para eles e os vestidos curtos para elas como uma inspiração que desta feita diz ser de Oriente.


               



Os decotes deles


Depois de anos enfiados em decotes redondos,as camisolas e os casacos com decotes em V parecem ter ganho lugar na moda masculina, não só na passarela como também na rua e nas montras das lojas. O corpo fica visivelmente mais estilizado, dando um porte mais bonito e o efeito visual de um pescoço mais alto. O maior problema destes decotes são os pêlos no peito ou a ausência deles. O excesso de pêlo pode ser tão mau como o peito rapado que tão em voga parece estar. As propostas são de Júlio Torcato


Estoril atingido pela febre
Classificação:


Quase todas as capitais de moda europeias parecem ter sido atingidas por esta febre do branco e negro. Portugal não foi excepção e durante a ModaLisboa Estoril os vários craidores portugueses decidiram enveredar ou pelo preto ou branco total, ou por coordenados com os dois combinados. Exemplo disso são Katty Xiomara, Pedro Pedro, Luís Buchinho, Lidjia Kolovrat ou José António Tenente.



Um estilo mais escuro
Classificação:


Dino Alves disse ter-se inspirado nas domésticas da zona centro, de onde é originário, para apresentar uma magnífica colecção de peças com trabalho de patchwork. Alegadamente fazem lembrar as batas e várias peças de roupa sobrepostas que gostam de usar. As luvas servem como um interessante elemento acessório em vestidos de mangas 3/4 ou sem manga. Para homens, as calças de diferentes quadriculados são uma excelente aposta.



Cabelos e maquilhagens "made in Portugal"
Classificação:



Segundo as propostas apresentadas este fim-de-semana no Portugal Fashion, no próximo Outono/Inverno os cabelos usam-se apanhados. Com entrançados, de risca ao lado, ou penteados para trás, com mais ou menos acessórios, não deixe os seus cabelos ao sabor das intempéries. A pele apresenta-se imaculada e com blush, ou em tons de pêssego ou rosas. A boca em rosas claro, ou tons nacarados. Os olhos voltam a ser os protagnistas da expressão, normalmente com o recurso a eyeliner negro. As propostas são de (de cima para baixo e da  esquerda para a direita) Carlos Gil, Sónia Pratas, Tany Calapez, Narke by Storytailors, Fátima Lopes e Rita Bonaparte.


Dia-a-Dia



Lidja Kolovrat apresentou uma colecção de acessórios que iriam na perfeição com as propostas de roupa apresentadas por A Forest Design. As roupas são altamante confortáveis e  de um caractér marcadamente urbano e desportivo, bem como os acessórios da primeira.



Por fim...
Classificação:


A dupla de figurinistas de histórias de encantar Storytailors entrou no primeiro episódio da série "Rebelde Way". Ainda não estamos no caminho certo, onde uma quadrilha como a de "Sexo e a Cidade", louca por roupas de estilistas portugueses pudesse triunfar, mas já estamos mais perto do bom caminho. Pode ser que algum guionista decida unir-se a um produtor visionário e proponha que os estilistas portugueses mostrem a sua roupa através de personagens verosímeis. Nuno Baltazar desfila vestidos seus todas as semanas em Catarina Furtado. Está na altura dos criadores escolherem boas montras!

Você pode gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...